Iniciamos o novo ano abençoados pela chuva em abundância, porém, com a chegada do outono, a tendência é de que as chuvas diminuam consideravelmente. Neste caso, para "substituir a chuva" e mantermos a vitalidade das plantas, será necessário a utilização de um método artificial de hidratação de cultivos e jardins. Para isso temos a irrigação, que nada mais é do que o processo de aguar as plantas artificialmente, para que elas não sofram com os danos da falta de água em períodos de estiagem.
A irrigação pode ser executada de diversas formas, atendendo as peculiaridades de cada cultivo. A irrigação por aspersão é uma das mais comuns, bastante utilizada em plantios de vegetação baixa e jardins. Nesta técnica utiliza-se um equipamento conhecido como aspersor, que lança a água sobre o solo em movimentos circulares, garantindo a molhagem de todo o terreno. Tal modelo pode ser utilizado em cultivos de diversas escalas, desde pequenos jardins residenciais, até em grandes lavouras, desde que sejam plantações de vegetação baixas e que cubram o solo.
Listamos a seguir, as principais vantagens do sistema de irrigação por aspersão:
ECONOMIA
A irrigação por aspersão descarta uma grande sistematização do terreno (nivelação do solo), podendo ser aplicado em qualquer tipo de solo, resultando em uma economia notável se comparada à outros sistemas de irrigação.
CONTROLE DA QUANTIDADE DE ÁGUA INJETADA
O sistema de irrigação por aspersão permite que seja controlado a quantidade de água a ser expelida de acordo com a necessidade do solo, evitando assim o desperdício de água e a danificação da vegetação.
EFICIÊNCIA
Como o aspersor funciona ejetando água em círculos e sobre a plantação, sua eficiência é muito maior, pois molha o solo completamente de forma uniforme.
MENORES PERDAS
Como nesse sistema a água é distribuída de maneira uniforme através do aspersor, não existe a perda de água por infiltração ou evaporação, algo muito comum em outros tipos de mecanismos.
REDUÇÃO DO RISCO DE EROSÃO
Neste modelo, o risco de erosão do solo, que é causada pelo excesso de água, se torna muito menor ou quase nulo.
APROVEITAMENTO DO TERRENO
O sistema de irrigação por aspersão permite que o solo seja cultivado por inteiro, pois não exige a necessidade da criação de sulcos, canais ou plantação em linha reta.
ECONOMIA NA MÃO DE OBRA
Como se trata de um sistema simples e de fácil instalação, dispensa-se a necessidade de contratação de mão de obra especializada.
A utilização de um bom sistema de irrigação por aspersão para seu jardim requer uma boa escolha de equipamentos. A ELETROTRAFO oferece uma linha completa de aspersores e acessórios para irrigação, visite uma de nossas lojas ou clique no banner abaixo e confira!
Comments